segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Cultura Racional: Seita? Filosofia? Religião? Doutrina?


Disse Tim Maia que não era nenhuma dessas. Era apenas uma "coisa limpa" ou uma "coisa pura". O Wikipedia a define como uma ideologia. Eu ainda estou procurando uma definição pra essa...coisa pura!

Bom, explicando melhor, a Cultura Racional veio com os ensinamentos de Manoel Jacintho Coelho, ou o "racional superior terreno", responsável pela escrita da "bíblia" da cultura racional: a imensa série de livros "Universo em Desencanto". Apesar de seu vínculo com o espiritismo, os membros desse...grupo afirmam criteriosamente que não se trata de espiritismo. Acontece porém que a cultura racional possui elementos de todas essas áreas do conhecimento humano, tanto o científico quanto o não-científico: trata de aspectos das ciências naturais, trata de filosofia, mas também trata de ética, de metafísica, etc, etc.

Esse não é o primeiro movimento que colocou em foco as potencialidades da glândula pineal. Bom, eu não sou biológo nem médico pra explicar pra que serve exatamente esse órgão, mas a ciência o trata como vestigial. Mas o que acontece é que desde Descartes ela é vista por alguns como o "locus da alma humana", um local onde se localizam nossas sensações espirituais. E por essa razão ela foi recuperada dentro dessa temática pelos espíritas kardecistas e até pelos hinduístas! E sim, pela Cultura Racional.

Bem grosso modo, essas pessoas acreditam que viemos de seres racionais especiais que viviam na planície racional, mas que acabaram entrando numa região que não estava em progresso racional, o que acabou por "desencantar o universo". Mas uma Fase Racional teria se iniciado com a publicação do Universo em Desencanto, pois Manoel Jacintho seria uma espécie de mensageiro do mundo racional e veio trazer a verdadeira luz da humanidade por meio de um conhecimento racional! E esse conhecimento seria baseado num raciocínio superior à lógica convencional e aconteceria a partir da estimulação da glândula pineal, por meio da imunização racional.

Vocês devem estar se perguntando porque eu to postando esse monte de coisa! A verdade é que existe algo que me estimulou a procurar um pouco mais sobre essa tal cultura racional. Quem quiser saber mais, eles tem sites, tem núcleos em várias cidades (inclusive Uberlândia), mas o foco está no interior do Rio de Janeiro, local de onde veio Manoel Jacintho. Mas enfim, tem a ver com música!


Sim, esse é o Tim Maia na década de 70. Ele se tornou partidário da cultura racional ao ponto de dedicar um álbum inteiro para tal. Criou até selo próprio pra divulgar, gravou músicas em inglês para divulgar o assunto internacionalmente, enfim. O álbum é literalmente uma divulgação! É o tempo todo falando de como é "uma beleza", como é necessário ler o livro, como precisamos nos imunizar e tudo mais. Mas o que acontece é que a qualidade musical do álbum é superior, igual o racional superior. Parece que o Tim Maia transcendeu de verdade pra produzir essas músicas. Está no auge de sua voz, deu mais sustentação ainda ao seu som soul/folk e consegue ir nos mais variados tons, sem perder a maestria. E é louco observar isso porque na década de 70 "todo mundo era maluco". Mas o Tim ficou "maluco" em sua fase racional: sem cheirar, beber, fumar, etc.

Vale a pena ouvir, com certeza, explorar a musicalidade dessa produção artística, à parte de ideologias. Coloco pra vocês aqui os 2 volumes do Racional original de 1975 e mais um volume compilado em 2001 com músicas da mesma época mas que não foram lançadas, o que constitui o racional vol.3. Aproveitem, ouçam, imunizem-se e sejam racionais! rsrsrs

Tim Maia - 1975 - Racional Vol.1

1 - "Imunização Racional (Que Beleza)"
2 - "O Grão Mestre Varonil"
3 - "Bom Senso"
4 - "Energia Racional"
5 - "Leia o Livro Universo em Desencanto"
6 - "Contacto com o Mundo Racional"
7 - "Universo em Desencanto"
8 - "You Don't Know What I Know"
9 - "Rational Culture"

http://sharebee.com/86ed4b55


Tim Maia - 1975 - Racional Vol.2

1 - "Quer queira quer não queira"
2 - "Paz Interior"
3 - "O Caminho do Bem"
4 - "Energia Racional"
5 - "Que Legal"
6 - "Cultura Racional"
7 - "O Dever de fazer propaganda desse conhecimento"
8 - "Guiné Bissau, Moçambique e Angola Racional"
9 - "Imunização Racional (Que Beleza) II"

http://sharebee.com/eee6a062


Tim Maia - 2001 - Compilação Racional Vol.3

1 - "Escrituração Racional (Take1)"
2 - "Escrituração Racional (Take2)"
3 - "Brasil Racional"
4 - "Universo em Desencanto Disco"
5 - "You Gotta Be Rational"

http://sharebee.com/1bb7b01a


Bom, minha opinião sobre tudo isso? Em primeiro lugar, eu vejo a cultura racional com uma influência filosófica muito forte das teorias de Platão e Aristóteles. Em Platão podemos fazer analogias com o mundo das idéias-mundo racional, do qual viemos e para o qual precisamos voltar. O filósofo é aquele que descobre a luz da verdade - a verdadeira luz da humanidade - cujo dever é divulgar o conhecimento. Vejo fortes influências nesse sentido! Mas também podemos fazer um paralelo entre o Racional Superior e o Deus - Primeiro Motor de Aristóteles. Isso é pra mostrar que por mais que haja forte conteúdo metafísico-religioso, podemos identificar aspectos científicos da filosofia!

E em segundo lugar, como tudo no mundo é questionável, existem aqueles que dizem que esse conhecimento da Cultura Racional tenta inferir determinadas questões que a ciência já possui uma explicação diferente, questões relacionadas a conhecimento natural tácito mesmo. Aí entra o elemento "dogmático" desse pessoal! Com a conjunção dessas coisas, acho que começo a concordar com a pessoa que escreveu no Wikipedia: ideologia é uma boa definição...

E em terceiro e último lugar. Tim Maia viveu uma rápida e efêmera Fase Racional. Ele procurou se imunizar e se livrar de prazeres mundanos (e este é um dos grandes motivos de sua voz estar espetacular!) mas após alguns álbuns, ele se decepciona com a cultura racional e lança o Reencontro em 1979 exatamente para simbolizar seu "retorno para o mundo". Mundo terreno, sujo, em desencanto mesmo. Diz ele que essas seitas estão todas ligadas ao comércio, ao dinheiro... hm, nossa, isso me lembra alguma coisa!!

E agora eu me sinto bem pois cumpri meu dever...dever de fazer propaganda desse conhecimento! conhecimento puro e racional! raciocínio superior! leia o livro! Universo em Desen...

Não não, era só curiosidade mesmo!

11 comentários:

Maico Bernardes disse...

Pois é Wagner, após as conversas informais que tivemos sobre o assunto, algo me leva a crer que a principal atividade da organização seja o comércio. A despeito disso, estou bastante curioso e com grande vontade de me aprofundar no assunto, afinal é mais uma interessante tentativa de se explicar as origens, tema que muito me atrai. Além disso, penso que você foi muito feliz ao levantar a hipótese da proximidade com as ideias de Platão, após ler o post, isso ficou patente. No mais, não tenho tanta propriedade para falar sobre o assunto, mas apenas reiterando o que você bem ressaltou, a qualidade dos álbuns é fantástica. Uma grande obra do grande Tim! Abraço e sucesso Uógner! xD

SpaceWagner disse...

é Maico, nas palavras do Tim...
"essa é maior furada de TODAS AS FURADAS! quem tiver nessa, SAIA DE BANDA"
uheahuehaahueauhe
Mas de todo modo, o que a gente pode perceber é que a sede por descobrir as origens é algo latente na mente humana. A procura por explicações científicas ou não é constante, apesar do capitalismo religioso que vivemos...
Quanto ao álbum, é bem melhor que "Chocolate! Chocolate! Eu só quero Chocolate! Não adianta vir com guaraná pra mim, é chocolate o que eu quero beber!" né verdade?
huauhuahuhauha

Juliana Barros disse...

Não, o objetivo do livro não é o comércio. Pode até aparecer um ou outro espertinho querendo tirar vantagem. Mas a leitura do livro é bastante livre, existe até a versão online p/ download. A maior dificuldade de acesso, na minha opinião, é conseguir entender a linguagem do livro, mas isso tem um porquê. Maiores informações:

http://novopainelracional.blogspot.com/2009/09/dicas-para-comecar-ler-o-livro-universo.html

http://novopainelracional.blogspot.com/search/label/liberdade

Atenciosamente,

Juliana em Desencanto.

SpaceWagner disse...

nossa, como é bom receber uma visita inesperada por aqui! fico bastante feliz em receber essa contribuição!

Fico mais feliz ainda em saber que esse tipo de coisa é divulgada pela Internet, de forma livre. Temo pelo dia em que o poder econômico tome conta da atividade virtual, mas espero que isso não aconteça tão cedo, pois isso daqui ainda é uma maravilha da humanidade.

Muito obrigado pela contribuição!

Thiago Kiwi disse...

Olá, não sou adepto da Cultura Racional, mas me aprofundei um pouco no assunto para meu trabalho de conclusão de curso. O seu texto é interessante, mas há dois erros de concepção. Em primeiro lugar, para Manoel Jacintho Coelho e seus seguidores, o universo não está em desencanto, e, sim, ainda encantado. O livro é uma forma de desencantar o universo e a mente das pessoas dos "mistérios da vida". Portanto, leitura da obra, por trazer a suposta real origem de tudo, faz com que a criação do universo deixe de ser algo encantado, mistificado, e passe a ser algo lógico e racional.

Em segundo lugar, a Cultura Racional não é um negócio. A venda dos livros é apenas uma forma de divulgação do conhecimento. Você deve saber que existem custos para a produção do material gráfico e estes custos precisam ser pagos de alguma forma. Tim Maia deixou a Cultura Racional dizendo que eles só pensavam em dinheiro, mas você conhece a versão dos Racionais para a saída dele? Segundo eles, o cantor queria participação na receita da venda dos livros por achar que estava fazendo publicidade do conhecimento e que, por isso, também merecia receber algo em troca.

Valeu e boa sorte com o blog

SpaceWagner disse...

Caramba, essa postagem teve uma repercussão até interessante. Recebi duas visitas diferentes :p

Queria esclarecer que essa postagem de fato não pretendia explicar nada, mas expor um tema que me provocou curiosidade após ouvir a obra do Tim Maia. E em nenhum momento eu quis concordar com ele em seus dizeres de que a seita é apenas comércio. Apenas quis relatar que esse ponto de vista existe, mas não necessariamente concordei com ele!

Quanto ao erro lógico sobre "encanto" e "desencanto", eu infelizmente não li o livro e acabei me confundindo, mas como disse, a intenção dessa postagem não era explicar exatamente os preceitos dessa seita, mas provocar exatamente alguma discussão sobre o assunto a partir do contexto no qual essa seita ficou amplamente conhecida.

Muito obrigado pela contribuição! Principalmente ao expor a visão dos Racionais sobre o assunto, que eu procurei bastante mas não achei nada sobre!

Ricardo Santanna disse...

Mais um comentário Racional :-)

É comum toda pessoa que vão falar de cultura racional e não tenham lido nenhum dos livros, toquem no assunto do Tim-Maia.
Pra começar, somos todos gratos pela grande divulgação do querido Tim, mas isso não quer dizer que ele seja referência para nada.

Tim maia não leu todos os livros, ele deve ter lido apenas o 1º volume e pra piorar interpretou tudo errado. Ele se desfez de todas as coisas de dentro de sua casa, obrigava os filhos a andar de branco, tirou os brinquedos das crianças. Ele também devia contribuir com dinheiro para várias coisas no retiro racional; Por isso, quando ele se sentiu no direito de lucrar com as vendas dos livros e esse pedido foi negado pelo Sr. Manoel que disse que ele não havia entendido nada, ele se revoltou.

Anônimo disse...

Marcus (Feira de Santana-Ba)
- Tim, grande vulto da MPB -
O saudoso Tim Maia, magnífico compositor, músico e intérprete da música não foi um estudante da Cultura Racional, ele se aproximou mais de um fervoroso simpatizante, infelizmente demonstrou ao contrário do entendimento da racionalidade, um comportamento fanático, contrariando a verdadeira mensagem e tópico do Livro, que é o desenvolvimento para o o desencanto, daí, ele tropeçou nas próprias pernas.
Certamente ele não estudava os Livros, lia encantado, aprendeu a falar sobre o Conhecimento, vestiu-se de branco, impôs aos seus músicos que também assim o fizessem, jogou fora os brinquedos do seu filhinho. Enfim, o que na verdade ficou de positivo nesta história da relação de Tim Maia com a Cultura racional, foram os seus discos e a sua abstenção ao submundo das drogas, do fumo e do álcool, quando na época, muitos dos seus amigos e músicos o criticaram com certo deboche.
O fato do sucesso dos seus discos racionais foi uma maravilha, contudo, ele não deveria deixar de ser o artista completo que sempre foi, e sim, continuar fazer as suas músicas com letras prediletas para o seu grande fã-clube.
A comprovação que ele não havia entendido nada sobre a Cultura Racional, foi quando através de sua decadência financeira em virtude do seu descomprometimento com o seu público alvo, ele quis buscar direitos autorais dos Livros, mas o Sr. Manoel sabiamente não lhe concedeu.
Depois desse episódio, ele voltou depressa para o seu mundo de encanto, largou as vestes brancas, destilou o seu veneno contra a Cultura Racional e recomeçou a sua talentosa carreira de grande sucesso junto aos seus fãs e ganhou enfim, seu almejado dinheiro profissionalmente.

Marcus Suzart disse...

Estudante da Cultura Racional (Feira de Santana-Ba)
O futuro é o conhecer, é o saber e entender
- Alguns que falam do que não conhecem, é perfeitamente normal pela fragrância expelida da ignorância.
- O simples gesto de procurar denegrir a imagem de algo ou alguém é perfeitamente compreensivo pelo simples instinto, mas não pela sua formação inteligente em conhecer, saber e entender.
- Sentimos o desejo humano de milhares de anos, em desvendar o mistério da origem de tudo que existe, seja terreno ou extraterreno. Daí, é importante fazer uma avaliação de todo o progresso de sabedoria humana abrangentes nos campos religioso, científico, tecnológico e místico. Tudo provem da perfeita harmonia construtiva da Natureza, para que possamos estabelecer um equilíbrio em nossa sociedade, tudo isso é uma cadeia fantástica para a construção do futuro a cada dia.
- Há pessoas que se preocupam em conhecer, pacientemente saber e depois inteligentemente entender. Há outras que são céticas. Há outras que não têm algum interesse nesses assuntos. Enfim, há outras que criticam, que blasfemam, que "jogam pedra", estas pessoas são especiais, claro que não é à toa fazer comentários negativos, existe um propósito delas se mostrarem convictas, que às vezes estão apoiadas em preconceitos ou simplesmente no direito de se opor gratuitamente.
- A Cultura Racional é um Conhecimento transcendental,é uma obra marcante de dimensão suprema, do Mundo Racional, por ora, não serão muitos que irão entender, pois, o nosso planeta está impregnado de mazelas como por exemplo: a vaidade, a arrogância, a prepotência, o ciúme, o egoísmo, o desprezo e o ódio, assim a humanidade caminha em pleno 3º milênio com o status de civilizada.
- Vamos ter que descer do salto alto e calçar a sandália da humildade, buscar a sabedoria deste novo tempo, desta NOVA ERA, conhecer o que há de novo na Terra, algo que só os mais sensitivos e humildes serão os primeiros a se desenvolverem pacientemente, depois outros vagamente verão o progresso
e certamente começarão a estudar para formar a Civilização Racional.
- A mensagem, em síntese dos Livros "Universo Em Desencanto", é para que nós seres viventes e inteligentes da Terra, possamos nos conhecer, saber a nossa verdadeira origem e entender o propósito e a razão de Deus (Racional Superior).

Anônimo disse...

OS CONHECIMENTOS DE CULTURA RACIONAIS, SÃO CONHECIMENTOS DA NATUREZA! ''DAS COISAS DA NATUREZA E DA NATUREZA DAS COISAS''! ESSE E UM MUNDO DE MARAVILHAS APENAS NO NOME, ONDE A MISÉRIA, FOME,SOFRIMENTO E MAIS... NÃO HÁ MARAVILHAS. TODOS APARENTANDO AQUILO QUE NÃO SÃO. E QUANDO PERGUNTAM DE ONDE VIERAM DIZEM QUE SÃO PROVENIENTES DO FUNDO DA ILUSÃO...NÃO PENSEM QUE A NATUREZA ESTA PARADA ASSISTINDO A TUDO PARADA, NÃO! ELA TAMBÉM ESTA DESENVOLVENDO OS RACIOCÍNIOS PARADOS!E MAIS SE SOMOS ANIMAIS RACIONAIS; EXISTE UM RACIOCÍNIO SUPERIOR A TODOS OS RACIOCÍNIOS, UM RACIOCÍNIO SUPREMO.CONTESTE,CRITIQUE,DUVIDE: MAS PROCURE SABER,CONHECER'' QUEM ES TU QUE A ILUSÃO E TANTA INCAPAZ DE DEFINIR O TEU EU!

Anônimo disse...

OS CONHECIMENTOS DE CULTURA RACIONAIS, SÃO CONHECIMENTOS DA NATUREZA! ''DAS COISAS DA NATUREZA E DA NATUREZA DAS COISAS''! ESSE E UM MUNDO DE MARAVILHAS APENAS NO NOME, ONDE A MISÉRIA, FOME,SOFRIMENTO E MAIS... NÃO HÁ MARAVILHAS. TODOS APARENTANDO AQUILO QUE NÃO SÃO. E QUANDO PERGUNTAM DE ONDE VIERAM DIZEM QUE SÃO PROVENIENTES DO FUNDO DA ILUSÃO...NÃO PENSEM QUE A NATUREZA ESTA PARADA ASSISTINDO A TUDO PARADA, NÃO! ELA TAMBÉM ESTA DESENVOLVENDO OS RACIOCÍNIOS PARADOS!E MAIS SE SOMOS ANIMAIS RACIONAIS; EXISTE UM RACIOCÍNIO SUPERIOR A TODOS OS RACIOCÍNIOS, UM RACIOCÍNIO SUPREMO.CONTESTE,CRITIQUE,DUVIDE: MAS PROCURE SABER,CONHECER'' QUEM ES TU QUE A ILUSÃO E TANTA INCAPAZ DE DEFINIR O TEU EU!