quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Sociedade Paralisada


ESTAMOS TODOS INFLUENZIADOS PELA MÍDIA?

Depois de ver escolas e universidades adiando aulas, depois de ver gente de máscara, depois de ver uma mulher pedindo álcool para a atendente de uma loja e depois de perder uma viagem ao clube eu estou quase começando a espalhar uma nova pandemia: a depressão. Não, não, isso não aconteceu ainda, mas estou começando a me sentir preso na própria sociedade! E vá lá, tudo isso por que tá "todo mundo em pânico" ao acompanhar o que a mídia convencional anda propagando?

Queria apenas deixar uma mensagem. Procurem se informar criteriosamente antes de tomar QUALQUER atitude. Uma sugestão que deixo é que assistam o documentário "Operação Pandemia". Vai tomar apenas 10 minutos do seu precioso dia, e provavelmente vai ajudar marginalmente a entender algumas coisas, mas com certeza, e como tudo nesse mundo, é questionável.

Manda ver: http://www.youtube.com/watch?v=CcgCBiyGljM

Depois, se não for incômodo, faça sua contribuição a essa minha primeira postagem e me diga o que achou por comentário! Ah, e não vá crer cegamente em tudo que se vê, mesmo que isso não seja mídia convencional! Senso crítico é essencial nesses momentos e a busca de informações é crucial para a formação de uma opinião concisa, quando é de grande valia obtê-la. Mas tudo na vida são opções, e todos somos livres...livres até para ficar em pânico.

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu sempre me lembro do meu amigo "V" narrando como membros de um partido despótico ficaram multimilionários vendendo remédios... Afinal, depois que nos foi instituída a idéia de que eles são absolutamente imprescindíveis para a nossa vida, depois de ser impossível consultar um médico sem sair carregando um bloco de receitas, não é difícil imaginar o porque. E como o nosso amigo "V" torna a contar a grande chave do plano é o medo, o medo paralisa as pessoas, seu escasso senso crítico, principalmente. E tudo o que for sugerido por autoridades (médicos e a TV) será abraçado sem pensar, afinal, no nosso mundo, sempre há alguém para pensar por nós, porque eu me daria esse trabalho, não é mesmo?

Cara, o blog está doido demais! O video e o texto ficaram muito bem combinados, espero podermos estabelecer uma competição amigável e produtiva com dois blogs, respectivos!
:D

Abração, Wagner!

Kamilla disse...

Muito relevante sua reflexão sobre o pânico midiático que estamos vivendo... No entanto, gostaria apenas de complementar um trecho de seu texto "Senso crítico é essencial nesses momentos e a busca de informações é crucial para a formação de uma opinião concisa", acredito que a busca da informação seja importante mas refletir sobre a informação que a transforma em um possível conhecimento... como o documentário aponta... as informações são constantes... mas como e quais podem ser analisadas e incorporadas por nós como conhecimentos acerca de algum assunto?
Adorei sua iniciativa e espero fazer muitos comentários sobre seus temas abordados!!
beijos

SpaceWagner disse...

Meus agradecimentos aos comentários!!!

Yllie, "o medo paralisa as pessoas" e "sempre há alguém para pensar por nós". Estão aí dois grandes problemas da humanidade e que se refletem de forma completa nesse momento em que vivemos. E o problema é que a mídia se encontra ao mesmo tempo nos dois lados dessa moeda! Ela promove o medo e ela é considerada uma fonte confiável de informação! É quase uma armadilha! E viva a liberdade do capitalismo...

Mozão! É exatamente isso, a procura de informações para formação de conhecimento e melhor entendimento da situação! Penso ser esse o caminho para fugir dessa armadilha que mencionei. Precisamos de senso crítico para entender e questionar, nos moldes da filosofia socrática. As perguntas é que movem o mundo!

Espero contar sempre com seus comentários por aqui!!!

Anna disse...

Oiii Wagner!! Li seu post há alguns dias e fiquei sem graça de comentar. Agora to meio sem cabeça pois esta já explodiu de tanta dor. hehehe. Mas gostaria de expressar minha admiração por suas palavras e ideias. Parabéns!