terça-feira, 18 de agosto de 2009

Primeira Postagem Musical

Olá!

Essa postagem vai para o meu amigo Maico, que esses dias estava procurando coisas dessa banda. Resolvi postar um álbum pensando nisso e todo mundo que quiser baixar, o link está aí. E a internet ainda é livre! Mas a ACPM já está aí...ah enfim, essa é outra discussão que vou deixar para outra postagem!

Bom, o Allmusic (www.allmusic.com) coloca o Renaissance como uma banda de estilo Pop/Rock. A verdade é que existe muita confusão em cima dessa banda, além de que seu próprio estilo sofreu alterações, algumas vezes sendo reflexo das próprias mudanças da formação da banda. Criada por ex-membros do Yardbirds (banda que iria dar origem ao Led Zeppelin), a banda fazia um som na linha folk rock no final da década de 1960 e início da década de 1970. Após passar por uma completa transformação, a banda lança Prologue (72) e Ashes are burning (73), já consolidando um estilo progressivo/folk/clássico com um som...orquestral! É, daquelas de beber em fontes como Bach, Chopin, Debussy, Prokofiev, etc. A própria formação da banda então conta com músicos extremamente conceituados no que se refere à música clássica e os vocais de Annie Haslam realçam essa característica orquestral da banda.

O álbum que posto é meu favorito por ser, ao meu ver, o clímax dessa formação, sendo um álbum extremamente bem produzido, com uma nuance orquestral explorada ao máximo, além de vários flertes com folk, isso sem contar com as letras...Ouçam o vejam o que acham! (e comentem!)

O que acontece porém é que depois os álbuns vão se tornando ora obsoletos ora repetitivos, até na década de 80 a banda de fato flertar bastante com Pop. E esse é um dos motivos de confusão. Mas esse foi o caminho de muitas bandas de progressivo, como por exemplo o Yes. Inclusive, confiram sonoramente a influência que o Renaissance tem do Yes!

Outra confusão: por causa de alterações na formação, existiu uma época em que haviam dois Renaissance! Um era o da Haslam, vocalista e o outro, do Dunford, guitarrista. A banda se separou e continuou a existir em duas "encarnações"! Bom, mas isso é bem depois da época desse álbum. Outro detalhe interessante é que o que restou da primeira formação do Renaissance ( e após a morte de um dos ex-membros do Yardbirds ), formou o "seu próprio" Renaissance. Chamava-se Illusion! Inclusive mais tarde eles chegaram a gravar como "Renaissance Illusion"!!!! É muita confusão hehe

Bom, é isso, espero que gostem. Provavelmente aqueles que gostam de Progressivo vão gostar! Quem gosta de vocal feminino então... e quem gosta de música clássica? vish. Bom, esse não é o album mais conhecido de uma banda não muito conhecida! E esse é um dos motivos que acho essas 6 músicas bastante especiais!

Fiquem à vontade:

RENAISSANCE - 1974 - TURN OF THE CARDS
  1. "Running Hard"
  2. "I Think of You"
  3. "Things I Don't Understand"
  4. "Black Flame"
  5. "Cold Is Being"
  6. "Mother Russia"

http://sharebee.com/648a5a8e

That's It! Keep on Rockin'!

2 comentários:

Maico Bernardes disse...

Primeiramente, fico lisonjeado por ter destinado sua "primeira postagem musical" a este que vos escreve. Estou orgulhoso mesmo, pois não podemos falar do Wagner sem lembrar de seu apreço pela música...
O álbum, como já foi adiantado, é realmente fantástico, possui arranjos belíssimos e o vocal da Annie... (acho que já estou indo longe demais, deixo para que o senhor blogueiro comente isso). Não poderia deixar de ser dado aquele destaque à música "Mother Russia", entretanto um destaque não tão exacerbado, já que nenhuma outra fica devendo... álbum interessantíssimo. No mais, agradeço ao dono do espaço por ter disponibilizado essa joia do Progressivo e desejo todo sucesso ao blog! Valeu Wagner!

Unknown disse...

Querido,

Gostei do som...e achei interessante suas reflexões sobre a trajetória da banda!!
beijos