sexta-feira, 6 de julho de 2012

Enquanto isso no mundo da Física...


Nós economistas aqui tentando melhorar a distribuição de renda ou maquinando maneiras mais eficientes de produzir riqueza enquanto que os físicos estão descobrindo a origem do universo! A ambição é mesmo de descobrir a origem de praticamente TUDO. E pelo visto eles estão chegando lá!

Gostaria de compartilhar o seguinte vídeo (postado no facebook pelo meu amigo Sandro), que explica de forma super didática o que é o tal Bóson de Higgs, a partícula que faltava ser descoberta, e que incentiva a construção de um enorme acelerador de partículas. O vídeo é super tranquilo e divertido:


Certa vez um professor comentou que a economia está ainda no estágio da Física Newtoniana (afinal a noção de mecânica está implícita nos modelos econômicos), enquanto que a própria Física já avançou e deixou esse paradigma para trás. Não quero dizer que as questões da Economia são irrelevantes mas o que afinal construímos todos esses milênios é apenas uma nanopartícula em comparação com o universo. E os caras tão aí criando teorias sobre coisas absurdamente mais grandiosas que o nosso pequeno planetinha. E isso é tão...grandioso!


Mas aí é que tá. Até que ponto será que essa não pode ser só mais uma teoria criada pelo homem para explicar o universo? Será que não existe a possibilidade de futuramente vir outra teoria e deixar esta obsoleta? Nós humanos estamos continuamente buscando a explicação de coisas que acontecem numa esfera completamente distante da nossa realidade e se aquilo está de fato certo ou não, o que importa é que a busca existe. A cenoura continua guiando o burro muito bem. Agora que cenoura é essa, de fato, ninguém sabe.

Eu só tenho uma ressalva. Uma ressalva de alguém que não sabe nada de física de partículas, que é um mero espectador desses avanços da ciência, mas que tem um questionamento que gostaria de fosse algum dia resolvido.

No vídeo ele comenta sobre a criação da vida a partir de átomos de hidrogênio e oxigênio (água). Logo, a condição da vida humana é água! Eu tenho a impressão que a pesquisa sobre vida em outros planetas está intimamente conectada à procura de água em outros lugares. Mas... não existe a possibilidade de existir uma forma de vida que não dependa de água? Pode ser muito pretensioso tirar uma conclusão a partir do conhecimento que temos (por mais avançado que este esteja), mas eu tendo a acreditar (sim, uma mera crença infundada) que pode existir vida sem necessariamente depende de água! Bom, enfim, eu adoraria que algum físico aparecesse por aqui pra contribuir nesse sentido!

A Física é uma ciência ao meu ver encantadora. Seus avanços são um sinal de que a busca incessante pelas explicações da origem continuam de vento em popa. Vejam as outras áreas do conhecimento, que lições podem tirar disso!

8 comentários:

Unknown disse...

Curti muito o vídeo, extremamente didático e bem humorado! Também sou leigo no assunto, mas parece-me que a busca por outras vidas além da Terra se dá sob o paradigma que conhecemos de vida, por isso sempre o lance da água e tudo mais...não é que não se consideraria outras formas de vida possíveis, mas dado que só conhecemos vida dessa maneira, faz todo sentido buscar algo desse tipo. Nessa busca, é possível encontrarmos algo diferente, mas a priori a coisa vai embasada em algo que já conhecemos.

Um abraço,
Leo

Lucas disse...

Cara, isso que ocorreu a você já me ocorreu exatamente da mesma forma. O ser humano rala pra caralho pra criar e desenvolver ciências humanas que, a meu ver, possuem o objetivo geral de promover, facilitar, melhorar, etc, sua vida em sociedade; a própria economia e a linguística, nossas áreas de estudo, e várias outras. Mas quando se olha pras possibilidades de evolução permitidas pela física, é inevitável se questionar se todas as outras ciências não seriam "inúteis" (termo meio forte) ou no mínimo pouco significativas.

Eu olho pra isso pensando na idéia de que o conhecimento técnico serve exatamente pra isso... Economicamente, havia um tempo em que uma grande parcela da sociedade era necessária no setor primário só para produzir alimentos e outros bens de subsistência. O conhecimento técnico permitiu o aumento de produtividade, portanto são necessárias menos pessoas pra produzir essas coisas básicas, possibilitando que mais pessoas se dediquem a outras atividades, como o trabalho intelectual. Então, grosso modo, só tem os caras lá fazendo essas teorias porque tem gente ralando pra produzir o que eles consomem.

Mas fechando esse parêntese, a física é uma coisa muito doida mesmo, desperta a curiosidade de qualquer leigo!

Unknown disse...

Também olho por esse lado Lucas...acho que estou com vc nessa.

SpaceWagner disse...

Comentários fenomenais, é isso que me faz feliz em reativar o blog =)

Sim Léo, acho que é por aí mesmo, o que eu me pergunto é se os físicos trabalham com a possibilidade de considerar outros tipos de vida ou se eles trabalham com uma "lei" que diz que só pode existir vida a partir da água. Por isso queria um esclarecimento de alguém da área! Eu tendo a acreditar no que você colocou mesmo!

Lucas, vê-se pelo seu comentário que apesar de vc ter se bandeado pra outra área, vc não perdeu sua capacidade de elaborar raciocínios típicos de um economista! Sua análise é fenomenal e vem pra fechar com chave de ouro vários dos meus questionamentos com essa postagem! Concordo em número e grau.

As ciências humanas só precisam sempre lembrar porque existem. Por isso disse que a Física tem coisas pra nos ensinar, dentre elas: a preocupação com a origem deve sempre existir!

Valeu pessoal!

(léo, pense em mudar seu nome de Unknown para outra coisa que defina melhor vc: pode ser Leonardo, pode ser "Segura" ou até mesmo "megalomaníaco" mas qlqr coisa q nao seja "unknown" :p)

Gustavo T. Orsolin disse...

Muito bom o post. De acordo! Apesar de também ser leigo, acho mesmo a física fascinante, especialmente quando ela vai além da newtoniana. É uma pena que a economia muitas vezes se limite a ela, afinal, "The Mecca of economics lies in economic biology rather than economic mechanics". Sabe o que é isso? Tá, é Marshall, mas tu sabe quem sistematiza isso e usa isso? É VEBLEN!!! heheh! Ademais, Lucas, que baita comentário. Muito bom!

Anônimo disse...

Ô Wagner... saudações! Não sabia q vc tinha um blog. Ultimamente estou tendo dificuldade pra acompanhar as atualizações no Face, pcausa da enxurrada de solicitações de jogos, apicativos e outras bobagens q chegam na minha página. Além do mais, fiquei uma semana fora, sem praticamente entrar no Face. Só hoje, ao dar uma revisada na minha time line q eu vi isso. Muito interessantes suas indagações, acho q a gente não deve ficar bitolado na nossa área, não, tem q dar vazão e estímulo à curiosidade mesmo... expandir o nosso universo, assim como o universo propriamente dito está se expandindo de maneira acelerada, segundo os cosmólogos. De fato, a gente deve considerar novas possibilidades de vida, baseadas em outros sistemas, outras substância básicas. Um dos critérios usados para definir a vida é a capacidade reprodutiva, porém, pegue um pedaço de papel, passe no fogo, e você terá uma nova chama, com as mesmas características, como se ele tivesse sofrido uma mitose. Isso significa que o fogo também se reproduz, por exemplo. Recentemente, foi descoberta uma forma de vida bacteriana em um lago de sal e arsênio nos EUA q intrigou os cientistas, pq diferentemente de todas as formas de vida q se conhecia, esses organismos possuem arsênio no lugar do fósforo em seu DNA... o fósforo é um dos componentes básicos dos ácidos nucléicos (DNA) de todos os seres vivos, com exceção dessas bactérias. Essa constatação provou q a vida pode ser muito mais versátil e adaptável do que se supunha. Os astrobiólogos (os verdadeiros caçadores de extraterrestres) procuram vida em lugares como marte e em algumas luas de Júpiter e Saturno, com condições mais parecidas com as da Terra, mas agora estão começando a desconfiar que precisam ousar um pouco mais nessas buscas. Uma das coisas q tornam o universo interessante é justamente a presença de vida, q provavelmente está espalhada pelo cosmo de diversas formas. Seria um desperdício de espaço existir vida só aqui na Terra - citando o falecido astrônomo Carl Sagan - mesmo pq são 100 centenas de bilhões de galáxias estimadas no universo, com centenas de bilhões de estrelas em cada uma delas, e a maioria dessas estrelas (sóis) têm planetas orbitando-as... !!! Então o absurdo seria não existir vida em outro lugar... quem não acredita enfrenta esses números assombrosos!

Anônimo disse...

Outra coisa fascinante a se pensar, é q nós humanos não passamos de uma colônia de células, com um padrão bem complexo, resultado de 3,8 bilhões de anos de evolução desde o primeiro procarioto, mas ainda assim, uma "mera" colônia de células. E nossas células têm essencialmente os mesmos componentes de uma bactéria, de uma célula de uma couve ou de um fungo... basicamente carboídratos, lipídeos, proteínas, sais minerais e ácidos nucléicos... e essas colônias de células estão aqui observando e fazendo perguntas sobre a evolução do universo. Meio paradoxal como seres tão insignificantes como nós são ao mesmo tempo tão perspicazes. Cada átomo do nosso corpo um dia esteve no âmago de uma grande estrela prestes a explodir... naquele processo chamado de Supernova. Em outras palavras, somos feitos de poeira de estrela. Separar matéria inanimada de seres vivos, separar a mente do corpo, a economia da Biologia, da Química e da Física, a objetividade da subjetividade é tudo uma questão didática, penso q no fundo tudo se resume à Física, às partículas subatômicas elementares e à energia q as envolve, q são os alicerces da existência e responsáveis por tudo o q acontece, desde o fóton incidindo sobre o cloroplasto de uma planta, desencadeando o fluxo de elétrons q gera a fotossíntese, até as nossas ideias aqui discutidas. No fim das contas, tudo está interligado e unificado. O multiplo é uno e o diverso é singular. Chega a ser romântico e até "espiritual" tudo isso, pois mostra como estamos em comunhão, sem precisarmos recorrer à qualquer ficção, religião e nem mesmo a deus... os fatos são fantásticos por si mesmos, é só parar pra admirar, e a ciência ajuda a enxergar essa beleza. Somos o universo tomando consciência de si próprio! Abraço... muito bacana o blog!

Sandro Mayrink

SpaceWagner disse...

Meu caro Sandro!

Lembrando que foi pelo seu pontapé inicial o motivo da postagem!

Curti muito seu comentário, achei elucidativo em alguns pontos e muito entusiasmado em outros, resultando em divagações bem interessantes! Acho que vou reler várias vezes e cada vez vou tirar alguma coisa diferente pra pensar! hehehe

Valeu demais cara, apareça aí sempre! Abraço!