domingo, 31 de agosto de 2014

Agradecimentos Dissertativos

Venho por meio deste tornar públicos meus agradecimentos da Dissertação de mestrado! (TÁ ACABANDO!)


A confecção deste trabalho é certamente o resultado de muitas conversas, discussões, insights e reflexões filosóficas que ocorreram durante o período de mestrado em Economia do Desenvolvimento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGE/UFRGS), a qual, enquanto instituição, merece um agradecimento especial por ter me fornecido o ambiente propício para o debate acadêmico.

Mas essa instituição é formada por pessoas, dentre as quais agradeço especialmente ao meu orientador, professor Flávio Comim, que, para além da admiração enquanto mestre, é para mim um exemplo de ser humano, com quem muito aprendi sobre a necessidade de pensar o enfrentamento dos problemas de forma prática e concreta, utilizando o conhecimento acadêmico como uma ferramenta transformadora.

Aos professores que aceitaram meu convite para participar da banca de avaliação, Prof. Sabino Porto Jr., grande exemplo de dedicação na academia e de interesse no desenvolvimento intelectual dos alunos; Prof. Eduardo Filippi, que muito contribuiu desde o início ainda na etapa de projeto; e Prof. Maurício Amazonas, um dos responsáveis pelo meu interesse na área ambiental desde o início da minha vida acadêmica. Agradeço também ao meu orientador de monografia, Prof. Daniel Caixeta, que mesmo distante forneceu dicas e sugestões importantes para o trabalho.

Não poderia deixar de agradecer à CAPES pela oportunidade do mestrado e a todo o corpo docente do programa de pós-graduação em Economia, responsável pela expansão dos meus horizontes de pensamento e por uma etapa crucial da minha formação que é coroada com este trabalho. Um agradecimento especial ao pessoal da secretaria do PPGE que sempre me auxiliou com total prestatividade e simpatia, e ao pessoal da biblioteca, pela disponibilidade em auxiliar nas questões de formatação.

Agradecimento especial aos meus colegas de mestrado em Desenvolvimento que, juntos, formamos uma “turma” de verdade, dentro e fora da universidade. Discussões sobre os temas mais variados eram corriqueiras nos corredores ou nas mesas de bar, configurando oportunidades únicas de confrontar pontos de vista tão diversos, mas todos orientados pela construção de soluções para o mundo.

Aos colegas de mestrado em Economia Aplicada que tenho o prazer de ter como amigos e que também muito contribuíram para meus insights em diversas conversas que tivemos. Um especial aos membros da república “Uai Sô Serious”, por termos vivido Porto Alegre juntos nos problemas acadêmicos e cotidianos, por terem me ensinado muito sobre tudo.

Àqueles que participaram dos grupos de discussão dos quais fiz parte, colegas de economia, direito, filosofia e outras áreas que se reuniam para debater questões de justiça, algo que parece extremamente abstrato e longe da realidade, mas que na verdade faz parte da vida cotidiana e foi responsável por me chamar a atenção para a distância que não deve existir entre ética e economia.

Aos colegas de trabalho na Fundação Getúlio Vargas, que fizeram parte de um novo momento da minha vida e que também contribuíram para meu amadurecimento acadêmico e profissional. Um especial à Letícia e à Bárbara por aguentarem ouvir meus questionamentos em período final de dissertação e por contribuírem com seus pontos de vista sobre o trabalho.

Ao meu grande amigo Lucas, parceiro de todos os momentos que para além de amigo de longa data, é meu parceiro intelectual, alguém com que compartilhei insights filosóficos durante todo o processo e que me devolvia com reflexões ainda mais maduras e revolucionárias, o que foi crucial para delinear meu pensamento. Além de tudo isso, me ajudou a fazer um abstract linguisticamente correto!

Por fim, mas não menos importante, aos meus familiares que sempre me colocaram num caminho correto e sempre me incentivaram a ser uma pessoa cada vez melhor. À minha mãezinha querida que se preocupa comigo 24h por dia, que me ensinou a importância da humildade e da simplicidade, ao meu querido pai que sempre me estimula seguir em frente sem perder o valor da honestidade, e ao meu irmão William, cujo conselho e suporte foram cruciais para a formação do que sou hoje.

Vou colocar a epígrafe também:


“You can choose a ready guide in some celestial voice
If you choose not to decide you still have made a choice
You can choose from phantom fears and kindness that can kill
I will choose a path that’s clear
I will choose Freewill”

2 comentários:

Carol Santana disse...

parabéeeeeeeeeeeeeeeeeens Wagner.
quero ser foda que nem você um dia (e falei pro Lucas que se um dia eu for tão madura assim a ponto de escrever uma dissertação, ele também vai ser devidamente reconhecido, mas você bateu todas as expectativas com um parágrafo inteiro, hahahahaha.
tô brava por ele nunca ter mencionado o fato de que você tem um blog, ele fala de você o tempo todo e sabe que eu adoro blogs..
beijos!
Carol Santana

Unknown disse...

Oi Caroool! hehehe
Que legal seu comentário, obrigado!
Boa sorte na sua empreitada acadêmica, caso venha a passar por ela, é uma tarefa instigante, cansativa, mas depois que vc termina é bem legal! hehehe
De fato eu tenho isso aqui mas eu precisava mante-lo mais ativo. Geralmente eu escrevo em algum momento de muita efervescência mental, seja por alguma situação cotidiana/corriqueira, seja por algum insight filosófico ou as vezes é só um monte de merda mesmo :P
Beijos!